Cuidados de cibersegurança que sua empresa deveria ter

A busca por boas práticas de cibersegurança tem se tornado cada vez mais essenciais dentro de empresas e negócios, independente do tamanho.

Isso se dá principalmente pelo crescente uso da internet no cotidiano, seja no gerenciamento de plataformas digitais, como pelas crescentes ameaças que podem prejudicar processos e roubar dados importantes.

Preparamos esse conteúdo para te explicar 4 cuidados de cibersegurança essenciais que todo negócio deve ter, confira abaixo!

 

O que é a cibersegurança?

A cibersegurança é uma estratégia focada na proteção dos negócios, seus colaboradores e equipamentos para evitar problemas que envolvam roubos, danos a equipamentos e fraudes através da conexão desses com a internet, principal meio de onde surgem essas ameaças.

Com o crescente uso da internet em praticamente todas as áreas nas empresas, além do aumento do trabalho remoto, esses critérios de segurança digital se tornaram muito importantes, ganhando a atenção de gestores e donos de negócios.

Vários problemas podem ocorrer pela falta da aplicação de cuidados de cibersegurança, deixando equipamentos desprotegidos sem softwares de proteção ou não treinando as equipes para tomarem ações preventivas.

 

Cuidados de Cibersegurança para sua empresa

Confira 4 cuidados práticos e essenciais para garantir a cibersegurança em sua empresa, diminuindo ações que a tornem vulnerável, prevenindo assim, possíveis problemas no digital!

1. Analise o cenário e planeje as medidas

Antes de assinar softwares e conversar com seus colaboradores sobre as melhores práticas, é essencial analisar todo o cenário do negócio para criar um planejamento, entendendo todas suas necessidades.

Entenda quais os principais tipos de dados, softwares e equipamentos devem ser protegidos, os principais pontos de acesso que podem ser vulneráveis, as formas de armazenamento utilizadas e os principais riscos que seu negócio está exposto.

Uma ferramenta muito usada pelos negócios é criar um Relatório de Impacto de Proteção de Dados (RIPD) que ajuda a elencar esses fatores e funciona como um documento para ter tudo organizado.

2. Defina processos e políticas internas

Entendendo os detalhes do item anterior, é possível estruturar corretamente seus processos internos de forma que sigam certas políticas para proteger dados e entender os riscos de forma adaptada à sua realidade.

Assim, você se prefine de forma inteligente das ameaças externas ou do mau uso das tecnologias disponíveis na empresa.

É possível criar políticas sobre acessos dos colaboradores, criação de senhas, proteção de dados, testes com certa frequência e determinar métricas para medir a efetividade das ações propostas.

3. Realize treinamentos

Como existem muitas pessoas envolvidas nesses processos e na aplicação das políticas, nada mais eficiente que oferecer treinamentos explicando como seguir as ações definidas, assim como explicar os motivos, como as ameaças funcionam e os problemas que podem surgir.

4. Utilize tecnologias de cibersegurança

Esse pode ser o cuidado que traz mais resultados, já que usar tecnologias de segurança digital é fundamental para realmente proteger sua empresa das ameaças, mesmo que as políticas e os cuidados sejam seguidos.

O antivírus é o primeiro item que você deve contratar, o que protege eficazmente contra vírus, malwares e outros tipos de ameaças de hackers que desejam invadir o sistema para roubar dados ou danificar seus equipamentos.

Um firewall também ajuda a proteger sua rede de ataques, isso através do bloqueio de Ips externos desconhecidos que tentam acessar sua rede interna. Existem outras ferramentas que ajudam a filtrar e bloquear ameaças ao acessar sites ou abrir e-mails e anexos suspeitos.

Para conhecer as melhores opções de segurança para sua empresa, comprando de forma prática e rápida, acesse o site a Loja Oliz, empresa especializada em produtos digitais, venda de licenças para softwares e até sistemas operacionais.

Receba suas licenças compradas rapidamente por e-mail sem precisar esperar e sem pagar nenhum custo extra com frete, instalando logo em seguida! Inscreva-se também em nossa newsletter para ficar sempre por dentro das últimas novidades do mundo da tecnologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.