Quais são os riscos de utilizar Windows não licenciado?
É muito comum, principalmente entre os brasileiros, o uso de produtos não originais, por alguns afirmarem a dificuldade de acesso a alguns serviços, as altas taxas tributárias e até mesmo os obstáculos financeiros. Já outros, optam por esses meios apenas para tirar vantagem.
Entretanto, junto com a ideia de benefícios, o indivíduo acaba correndo sérios perigos, e quando o assunto é sistema operacional, os prejuízos tendem a ser enormes para os usuários e máquinas.
Pensando nisso, preparamos esse post listando os principais riscos que o uso de um sistema operacional não licenciado pode oferecer. Confira!
1. Vulnerabilidade
Sobretudo, nos dias atuais, é natural que qualquer empresa possua dados armazenados dos seus clientes, e ao optar por um software não licenciado, as chances de essas informações vazarem aumentam bastante.
Quando um sistema operacional não é licenciado, não existe garantia nenhuma do desenvolvedor, havendo a possibilidade de ter sido maliciosamente alterado. Assim, tanto os dados da empresa quanto dos clientes ficam vulneráveis, acessíveis para quem alterou o sistema.
2. Exposição a vírus
Ainda mais, outro grande risco ao usar um sistema operacional não licenciado, é a fácil exposição a vírus e malwares. Em geral, esse quesito tende a ser causado por dois fatores. São eles:
- Inclusão de vírus e malwares durante a modificação do sistema sem licença;
- Escassez de atualizações que sistemas operacionais licenciados, normalmente disponibilizam.
Essa exposição oferece riscos graves a qualquer corporação, desde a perda ou roubo de dados e senhas, até fazer o uso dos dados para crimes.
3. Instabilidade no sistema
Além da vulnerabilidade, a falta de atualização no sistema operacional também pode ser um grande risco as empresa, já que a possibilidade da falta de acesso a novos recursos que a atualização dos sistemas licenciados ofereceria, aumenta bastante.
Ainda mais, as chances de ocorrer bloqueios do programa ou sistema também aumentam, pois é normal que pare de funcionar no caso da falta de atualização.
4. Não ter acesso a suporte técnico
Além de tudo, é necessário lembrar que qualquer sistema de processos não licenciado, não possui garantia de um bom funcionamento, apresentando erros ou problemas, entretanto, um grande risco é não ter o suporte necessário para a solução.
Ou seja, muitas das vezes não se pode contar com um suporte técnico, que quem utiliza um sistema de processos licenciado teria. Além disso, a interrupção em qualquer processo que dependa do sistema até que o problema seja solucionado, tende a diminuir a produção da corporação.
5. Ilegalidade
Geralmente, a maioria das pessoas sabe, mas vale lembrar que pirataria é crime, cometido tanto por quem comercializa quanto por quem adquire e faz o uso. Nesse sentido, quando uma empresa opta por sistemas não licenciados, corre o risco de arcar com processos, gerando, por exemplo, multas e indenizações.
Desse modo, até mesmo a imagem da empresa pode ser manchada, no caso de denúncias ou processos, os clientes podem não se sentir seguros ao oferecer seus próprios dados à corporação com má reputação.
Gostou do nosso post? Visite o nosso site e saiba como adquirir sistemas operacionais licenciados agora mesmo ou se desejar, realize um cadastro para newsletter.