Comparativo Windows 11 e Windows 10
Como bem sabemos, o Windows 11 já está entre nós. Liberada pela Microsoft, é possível realizar o download do novo sistema para quem possui um PC compatível com a atualização ou instalação. Por esse motivo, o Windows 10 ainda continuará sendo utilizado por milhares de usuários, recebendo atualizações até o ano de 2025.
Nesse post, iremos mostrar as diferenças entre o Windows 10 e o Windows 11, fazendo um comparativo de novos upgrades e benefícios de cada um deles. Confira a seguir!
Menu Iniciar
Com a chegada do Windows 11, notamos de cara uma grande mudança no menu iniciar, que desde 1995, ficava no canto inferior esquerdo da tela. Agora, temos ele no centro da barra de tarefas, e o seu formato, que lembra bastante as características do sistema MacOS, tende a contribuir com a produtividade em telas maiores.
De acordo com informações divulgadas pela Microsoft, esse novo layout é simplesmente para facilitar o acesso aos aplicativos, bem como as pastas, arquivos e programas do próprio sistema. Caso o usuário não consiga se adaptar a essa mudança, ele tem total autonomia para alocar o botão Iniciar para o canto esquerdo novamente, assim como vemos no Windows 10.
Interatividade
Uma outra questão que podemos observar no Windows 11 é a sua interação, além de velocidade. De forma geral, a Microsoft quis ressaltar a questão de que com o aumento do uso de desktops e notebooks, especialmente no período da pandemia, o propósito era tornar o Windows 11 muito mais interativo e intuitivo às informações e tarefas.
Da mesma forma que ocorre no Windows 10, onde o sistema continua focando no gerenciamento de atividades e o Microsoft Start, no 11 não será diferente! Veremos também esse sistema, que mostra dados e informações sobre clima, notícias, futebol, economia, e outras variáveis. No entanto, a versão do Windows 10 exibe essas informações no botão da direita. No Windows 11, esse botão estará englobado nos widgets.
Identidade visual
As novas atualizações do Windows 11 também acrescentaram uma nova identidade visual no sistema. Agora, podemos perceber que encontra-se esteticamente mais bonito e mais transparente, se formos relacioná-lo com o Windows 10! O papel de parede novo, que é basicamente uma arte abstrata, também pode ser alterado para outros tipos de paisagens, assim já era feito antes.
Além disso, o próprio sistema operacional acabou ganhando novos ícones para arquivos e pastas, unicamente para tornar o programa mais robusto e moderno. O menu de Configurações possui um visual verticalizado e mais bonito, se formos comparar com Windows 10.
E aí? O que achou das diferenças? Certamente, o Windows 11 veio para quebrar paradigmas e oferecer experiências ainda melhores aos usuários. No entanto, o Windows 10 ainda possui suas vantagens e não deixa de ser uma preferência para muita gente.
Caso você queira saber mais informações sobre o tema, assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail. Além disso, acesse o nosso site e confira a nossa linha de produtos, softwares, sistemas operacionais e Gift Card para jogos.