ChatGPT: descubra o que é e porque todos estão falando sobre isso
Já sabemos que o uso de chatbots vem aumentando em várias áreas, seja para responder perguntas, realizar ações específicas ou conversar com pessoas de forma natural.
Entretanto, em novembro de 2022 um novo robô chamado ChatGPT se tornou disponível na internet e, mesmo em fases de teste, já tem causado muita polêmica porque mostra um grande avanço no uso da Inteligência Artificial que pode impactar na educação e em várias profissões.
Confira abaixo tudo sobre o ChatGPT e porque todos estão falando tanto sobre ele:
O que é o ChatGPT e como ele funciona?
O ChatGPT é um robô lançado em novembro de 2022 pela empresa OpenAI, recebendo grande destaque na mídia de todo o mundo por ser capaz de realizar conversas com linguagem natural como de humanos, além de responder perguntas e oferecer conteúdos sobre quaisquer assuntos.
Esse novo robô foi criado através da integração de várias tecnologias desenvolvidas pela OpenAI e funciona de maneira diferente a outros sistemas mais antigos que usam os “large language models”.
Ele utiliza uma nova técnica para realizar aprendizado por conta própria, chamada de RLHF (Aprendizagem por Reforço com Feedback Humano), já que consegue usar os feedbacks humanos com quem conversa para melhorar progressivamente suas respostas e sua velocidade.
Assim, ele consegue conversar, escrever textos, criar programações em código, vídeos e imagens através do acesso que possui a gigantescos bancos de dados da internet compostos de materiais didáticos, sites e até conteúdos de redes sociais.
Vários especialistas que tem analisado esse robô, chegaram a conclusão que o ChatGPT não é capaz de explicar os motivos por que usa certas palavras em suas respostas, coisa comum em tecnologias que usam o “deep learning” (aprendizagem profunda).
Essa ferramenta está disponível de forma gratuita através do site da OpenAI e todos têm falado sobre ele por conta de seu polêmico uso, já que futuramente pode afetar os sistemas educacionais e várias profissões.
A polêmica sobre o impacto do ChatGPT em diferentes áreas da sociedade
O ChatGPT tem dado o que falar e gerado muita polêmica porque seu uso pode afetar várias áreas da sociedade, como na educação, por exemplo.
Por ser capaz de oferecer respostas sobre diferentes temas, responder questões de provas e até criar textos com linguagem humana sobre diferentes assuntos, esse robô pode ser usado de forma incorreta por alunos na escola e na universidade.
Antes, os chatbots possuíam uma linguagem e uma memória mais limitada, mas essa evolução do ChatGPT tem preocupado o setor de educação. Nos Estados Unidos, autoridades do setor educacional do estado de Nova York, por exemplo, passou a bloquear o acesso ao robô nas redes de instituições de ensino.
Essa medida promete ser replicada em outros estados como forma de conter seu uso indevido para evitar que os estudantes utilizem a tecnologia para não precisarem realizar a redação de textos.
Vários profissionais também temem por seus empregos, já que mesmo em fases de teste, o robô é capaz de compor códigos de programação, criar textos para notícias jornalísticas e produzir a redação de conteúdos voltados ao marketing.
A empresa criadora do ChatGPT promete trabalhar em ferramentas que impeçam e detectem o uso incorreto do robô, assim como gigantes da tecnologia como o Google, que estão sempre desenvolvendo soluções para combater conteúdos criados totalmente por IA.
Para ficar por dentro das últimas novidades de tecnologia e ter acesso a conteúdos sobre esse setor, acesse o blog da Loja Oliz, uma empresa especializada em produtos digitais, licenças de softwares, sistemas operacionais e gift cards.