Qual licença é a mais apropriada para o seu negócio?
Você já deve saber que todos os programas de um computador possuem licenças de uso, mas você conhece quais os tipos de licença de software mais apropriada para o seu negócio?
Uma licença funciona como uma autorização para determinadas ações de uso que são definidas por quem desenvolveu o sistema. Essas licenças podem ser gratuitas ou pagas.
Cada um dos tipos possui regras que foram estabelecidas pelo desenvolvedor, e é importante que o usuário conheça quais são as aplicações e limitações de cada uma delas.
Hoje trouxemos mais informações sobre o tema para que você saiba qual a licença ideal para o seu negócio. Confira!
O que é licença de software?
A licença de um software funciona como um contrato usado por desenvolvedores de programas no meio digital. Esse documento serve para definir o domínio do aplicativo de forma pública ou se ele possui proteção por copyright.
Mesmo que existam diferentes tipos de licenças, o objetivo é bem comum: limitar ou ceder o direito ao uso de determinados programas para o usuário, podendo ser para uma empresa, entidade governamental ou para pessoas comuns.
Quais os tipos de licença e qual a ideal para o meu negócio?
Existem diversos tipos de licença de software, e para escolher o ideal para o seu negócio, é importante tomar a decisão de acordo com as suas necessidades e características de cada um.
Veja quais são abaixo:
Software proprietário
Quando a licença é desse tipo, toda redistribuição, cópia ou alteração é totalmente proibida. Quando há descumprimento desses termos pelo usuário, a desenvolvedora poderá tomar medidas judiciais.
Para que essas limitações sejam contornadas, é preciso solicitar as permissões e contatar o desenvolvedor, ou então adquirir novas licenças que tenham essas funcionalidades.
Software EULA
O tipo de contrato EULA (End User License Agreement) é aquele que abrange a maioria dos sistemas que são vendidos no mercado hoje em dia.
Esse tipo de acordo serve para limitar as modificações e a redistribuição dos sistemas, com regras para garantir ao usuário o suporte.
Software livre
Esse tipo de licença de software se refere ao programa que pode ser alterado, distribuído, copiado e usado sem nenhum tipo de restrição pelos usuários.
Software comercial
Essa licença de software foi desenvolvida com fins lucrativos. Eles possuem algumas diferenças do software proprietário, e alguns deles também podem ser softwares livres.
Código aberto
Esse software se difere do modelo livre, pois é apenas técnico, enquanto o software livre serve mais para questões éticas.
Software gratuito
Essa opção de licença de software é aquela que não precisa de nenhum tipo de pagamento de licença. O usuário precisa apenas aceitar um contrato que pode conter algumas limitações, como restringir o ambiente de uso, por exemplo.
Software GNU GPL
Essa licença ficou popular no país por ser de uso geral. É um dos principais modelos de licença de código aberto, fazendo com que o usuário esteja assegurado sobre o direito de modificar, rodar, estudar e redistribuir o programa em sua máquina.
Agora que você conhece os tipos, escolha qual a licença de software mais adequada para o seu negócio de acordo com suas necessidades e funcionalidades de cada um.
Em caso de dúvidas, acesse o site e entre em contato conosco.